sábado, 18 de junho de 2011

Roma - Último dia da viagem

Sábado, 18 de junho de 2011.

Último dia de viagem. Faltava ver pouca coisa nos nossos planos e ressolvemos fazer a caminhada final pela cidade. Fomos andando para o Pantheon e o Castel Sant´Angelo. O caminho passava pela Fontana de Trevi novamente e estava mais cheia ainda.



O Pantheon é interessante, mas o espumante com pizza do almoço estava melhor. Melhor ainda estava a famosa sorveteria Frigidarium (Via del Governo Vecchio, 112). O sorvete italiano realmente dá uma saudade.







Estáva com preguiça de entrar em museus no último dia e então passamos só na frente do Castel Sant´Angelo. Decidimos tentar ver o local onde o Papa João Paulo II estava enterrado. Ele fica dentro da Basílica de São Pedro do lado direito em local bem discreto e por isso não vimos da primeira vez que fomos lá.





O que fizemos não foi uma viagem. Para mim, isso foi uma verdadeira AVENTURA inesquecível. Conhecemos cerca de 72 atracões, 4 culturas, 8 formas de morar, 8 cotidianos e 6 tipos de pessoas em 30 dias. Viagens curtas são passeios. 30 dias pelo mundo afora é uma aventura. Muito planejamento, dinheiro e tempo foi gasto, mas muitas boas lembranças, muita felicidade e muito conhecimento foram adquiridos. A vida passa rápido e acho que temos que aproveitar o máximo que pudermos. Este viagem durou muitos dias, que para nós foram bem longos, e as lembranças e o conhecimento vão durar muito mais.

FIM... 

Por enquanto...



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Roma - Scalinata di Spagna, Nespresso e Fontana di Trevi

Sexta-feira, 17 de junho de 2011.

A comida da Itália nas regiões turísticas é muito igual. Todo lugar serve praticamente os mesmos pratos e nem todos os restaurantes são bons. Gostei bastante da pizza, mas não aguentava mais comer isso. Adoramos um restaurante ao lado do nosso hotel (King) que se chamava Ristorante La Fontanella na Via Sistina 151. Acho que comemos umas cinco vezes lá em cinco dias, pois o pessoal era muito simpático, a comida era boa e barata e ainda a sobremesa de frutas vermelhas deles era excepcional. 


Neste dia fomos para Scalinata di Spagna de metrô. Lá têm muitas lojas, mas a escadaria em si não tem muita graça. Então fomos tentar encontrar a loja da Nespresso comprar a nossa tão sonhada máquina Citiz com Aeroccino. Na europa é muuuuito mais barato que no Brasil e lá é 220V. A tomada é diferente, mas compramos o adaptador. Depois voltamos para deixar a máquina no hotel, pois ela era bem pesada mesmo.
Ficamos pensando em como levá-la sem quebrar. Colocamos com todo cuidado na mala, mas chegando no aeroporto e vendo a bagagem das outras pessoas acho que daria para termos levado ela na mão mesmo. De qualquer forma, o café dela com ou sem leite é perfeito. Hummmm.



Faltava a Fontana di Trevi para visitar neste dia. Ficava pertinho do hotel e fomos andando. Ela é realmente lindíssima e acho que é a coisa mais bonita de Roma. Cheia de turistas para variar, mas bem agradável. Ocorreu um fato meio engraçado lá. Ouvimos uma guarda apitando como uma louca e todos tentando entender. Um turista (acho que brasileiro) tinha subida numa pedra na beiradinha da fonte para tirar uma foto. Ele sinalizou desculpa, mas rapidinho vários guardas foram para perto dele. Deram uma dura nele e ele ficou um tempão lá conversando com os guardas. Pelo que entendi acho que queriam que ele pagasse até uma multa, mas chegou um guia tentando aliviar o lado dele, mas realmente o ponto onde ele tinha subida não parecia ser dentro da fonte. Era muito na beirada e não dava para perceber que seria ilegal.



Fizemos o que mais queríamos naquele dia. Paramos num barzinho ao lado da fonte e ficamos tomando cervejinhas e comendo uns petiscos. Isso foi bom. Muito bom mesmo. Nastro Azzuro...





quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pompéia

Quinta-feira, 16 de junho de 2011.
Visita à Pompéia estava agendada para este dia. Madrugamos neste dia, pois planejamos conhecer Pompéia e voltar no mesmo dia.

Compramos o passe de trem italiano para podermos fazer várias viagens pela Itália, pois gostamos da facilidade e agilidade de viajar de trem. Visitamos 5 cidades com o passe de trem.

Seguimos parte do roteiro do passeio bate-e-volta do site http://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/, mas não conseguimos ver o museu em Nápoles pois demoramos muito em Pompéia. Acho que a ida ao museu deveria ter sido muito boa e que vale a pena andar menos em Pompéia e tentar chegar no museu em Nápoles.

De qualquer forma adorei visitar uma cidade antiga atingida por um vulcão. O Vesúvio é conhecido pela erupção em 79 d.C., que resultou na destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano. A localização das cidades foi eventualmente esquecida, até serem acidentalmente redescobertas. No início do século XVI, o arquiteto italiano Domenico Fontana, encarregado de cavar um túnel sob a montanha La Civita, que trouxesse água do rio Sarno para a cidade de Torre Annunziata, descobriu as ruínas de uma antiga cidade. As ruínas estavam recobertas por vários metros de depósitos vulcânicos.

As escavações arqueológicas de Pompéia permitiram que se reconstituísse com bastante precisão a vida na antiguidade romana a partir do plano da cidade, das casas, dos objetos de uso cotidiano, das obras de arte.
As pedras, chamadas lapíli (do italiano lapilli, pedrinhas), que a cratera expelia, alcançavam quilômetros de altura e algumas tinham espessura de 8 metros. Normalmente, os lapíli são do tamanho de uma avelã. Quem conseguiu sobreviver às pedradas acabou morrendo por asfixia: o Vesúvio soltava um gás altamente tóxico e letal. No dia 27, as cidades estavam sepultadas debaixo das cinzas e pedras.

Muitos objetos e corpos foram encontrados e levados ao museu de Nápoles. Pompéia também ficou famosa pelas achados eróticos na cidade. Pelo que entendi a cidade era ponto de parada de muitos viajantes e assim haviam muitos prostíbulos, tavernas e casas de banho. A maioria do material encontrado deve estar no museu. A cidade com suas ruas e casas estão em Pompéia. As ruas estão muito preservadas e temos a exata impressão de como devia ser a cidade e como eles eram organizados nesta época. Haviam casas, ruas, calçadas, assentos públicos e monumentos totalmente preservados. Muito interessante. Achei muito legal ver
um forno de uma padaria de 79 dC que é muito parecida com os nossos fornos de pizza caseiro.

Aconselho levar uma sombrinha, pois o sol lá é bem bravo e cansa muito andar lá.


















quarta-feira, 15 de junho de 2011

Roma - Vaticano, Basílica de São Pedro, Museu do Vaticano e Capela Sistina

Quarta-feira, 15 de junho de 2011.
Conversamos com um turista americano no dia anterior e ele nos aconselhou que comprássemos os ingressos para ver a Capela Sistina pela internet. Ele disse que mesmo tendo o ingresso comprado antecipadamente a fila já era bem grande. Resolvemos comprar os ingressos no site do Vaticano e fomos de manhã. http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do 
A Capela Sistina fica dentro do Museu do Vaticano. O museu do Vaticano fica perto da praça de São Pedro e da Igreja de São Pedro. Como o horário marcado era 11 da manhã, paramos ns estação Ottaviano cerca de 10 da manhã e fomos ver a praça de São Pedro primeiro. Chegando lá descobrimos que estava tendo uma missa com o Papa Bento XVI naquela hora. A praça estava muito cheia e a missa já tinha começado. Tivemos que passar por um detector de metais parecido com o de aeroporto e entramos na praça. Eles colocam centenas de cadeiras e muitas pessoas tinham uns convites que davam acesso a estas cadeiras. Eles distribuem os convites mais cedo. O sol estava muito forte e o setor de cadeiras estava bem cheio. Vimos de longe e até chegamos a entrar no setor de cadeiras na cara de pau, pois eles não estavam tão exigentes com os convites pois já devia estar no meio da missa.
A roupa da guarda do Vaticano é bem interessante. Ela é bem colorida e aparenta ser como uma roupa de palhaço da corte de antigamente. A missa é bem interessante, pois várias grupos se apresentam para o Papa. Um padre informa ao Papa quais caravanas estão presentes para uma determinada língua. Enquanto as caravanas estão sendo anunciadas o pessoal grita parecendo uma formatura . O Papa é muito simpático e acena para a caravana anunciada. O Papa faz um discurso rápido na língua anunciada. Ele fala várias línguas. Não assistimos a missa toda, pois tínhamos que ir ver a Capela Sistina. Mas conseguimos ver a hora em que ele falou em Português. Tinha vários grupos de peregrinos de igrejas do Brasil.





Caminhamos um pouco até chegar no museu do Vaticano. Realmente tinha uma fila enorme, mas passamos direto com o nosso ingresso comprado antes. Visitamos algumas alas do museu e depois fomos ver a Capela Sistina. O passeio no museu é bem longo até chegar na capela. O museu é muito cheio e quanto mais nos aproximávamos da Capela, mais ficava cheio.








Na Capela Sistina é expressamente proibido filmar ou fotografar. Vários funcionários ficam informando que tirar fotos é proibido e ficam pedindo silêncio também. A Capela fica muito cheia e realmente precisam pedir silêncio, senão o barulho fica insuportável e não podemos apreciar a Capela. Ficamos um tempão apreciando a obra de Michelangelo. Ele é uma das coisas mais bonitas que vi na minha vida. Realmente é imperdível mesmo. O realismo e o tamanho da obra são fantásticos.

Fomos almoçar e depois voltamos para visitar a Basílica de São Pedro. Ela é a maior igreja do mundo. Realmente ela é muito gigante e imponente. A igreja Católica realmente tem ou teve muito poder. Ela é toda decorada em mármore. Existem apenas algumas pinturas em partes do teto. Mas tudo é muito bonito por dentro. Lá dentro do lado direito existe a Pietá de Michelangelo e o túmulo do Papa João Paulo II que foi beatificado. Neste dia, não sabíamos que o túmulo do Papa estava lá, pois o nosso guia estava desatualizado e acabamos nem encontrando o túmulo. O guia dizia que estava no mausoléu, mas depois descobrimos que após a sua beatificação o tumulo havia sido trazido para dentro da Basílica. Visitamos novamente a Basílica no último dia da viagem e vimos local onde ele está enterrado.







O legado o Papa João Paulo II ainda é muito forte la. Existem muitas homenagens e coisas a serem vendidas nas lojas.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Roma - Coliseu, Fórum Romano e Palatino

Terça-feira, 14 de junho de 2011.
Para variar não acordamos muito cedo. Afinal de contas estávamos de férias e era verão na Europa. Fomos de metrô ao Coliseu. Achei Roma extremamente tumultuada, desorganizada e mal cuidada em relação aos outros países da Europa que conhecemos. As estações de metrô estavam bem feias com obras mal feitas e muitas pichações. As ruas de Roma são muito estreitas e assim fica bem difícil para o turista se movimentar pela cidade. A estação do Coliseu é em frente ao Coliseu, mas muitas estações ficam longe das atrações e achei que não tem muito transporte público fácil de usar. Muitas atrações acabam sendo alcançadas à pé mesmo. Isso cansa muito, mas a cidade tem pontos históricos interessantes. Achei também que os pontos turísticos são muito mal organizados e mal identificados. Não vimos muitas placas indicando o que fazer e as filas são monstruosas por falta de organização dos lugares. Milão, Pisa, Veneza e Verona são muito mais organizadas e limpas. Roma é uma bagunça que deviam arrumar, mas no final das contas é um ponto importante de visita na Itália. Compramos um guia de Roma em português numa banca em frente à estação de metrô. Essa foi a salvação, pois os áudios guias enrolam muito e não contam nada de interessante.







As filas para entrar no Coliseu e nas atrações turísticas de Roma são enormes. A cidade realmente é muito cheia de turistas. Para quem vai visitar muitas atrações compensa comprar uma passe que vale para 2 ou 3 dias. O passe evita muitas filas de compra de ingresso.
O Coliseu é bem imponente e muito bonito por fora, mas por dentro não impressiona tanto. Pagamos pelo áudio-guia que não ajudou em nada. Quem assistiu ao filme Gladiador, vai aproveitar mais e se verá imerso numa arena de verdade.
Depois do Coliseu fomos almoçar e conhecer o Palatino e o Fórum Romano que ficam ao lado do Colisseu. O Palatino é um monte com algumas ruínas antigas e o Fórum Romano era o centro administrativo de Roma. Ambos estão bem destruídos, assim como o interior do Colisseu. É um passeio histórico mesmo.
Ficamos bem confusos, pois não tinham placas indicando onde ficavam as bilheterias e entradas e por onde devíamos começar. Depois de caminhar bastante descobrimos que começava perto do Palatino.







Estávamos animados para andar e acabamos chegando no Monumento Vittorio Emanuelle II, mas só dava para ver por fora.