quarta-feira, 27 de abril de 2011

Planejamento - Transporte

Para comprar as passagens aéreas para a Europa pesquisei o site da decolar.com.br e da rumbo.com.br. O site Decolar faz escolha de rotas múltiplas e o pagamento no cartão em uma vez apenas. O site Rumbo usa o sistema Amadeus e possui algumas empresas aéreas diferentes da Decolar. Tomem cuidado que o valor que aparece inicial não tem as taxas, assim após a escolha do trecho e escolher comprar que aparece de fato o valor real. Isto é chato pois para comprar temos que avançar um pouco no site para saber o valor de fato.


Anteriormente, nos trechos dentro da Europa, compramos algumas passagens aéreas e outras de trem. A parte aérea é mais útil em distâncias mais longas, mas perdemos muito tempo para deslocamento até o aeroporto, para esperar pelo vôo e para chegar novamente na cidade do outro lado. Cuidado que muitos vôos baratos usam aeroportos bem longe do centro da cidade. As passagens aéreas estão muito mais baratas que trem na Europa atualmente.


O trem são legais para quem não quer gastar tempo de embarque e deslocamento para trechos menores e pela comodidade de chegar e sair de estações que normalmente ficam no centro da cidade. Algumas pessoas usam trechos noturnos e dormem no colches reservados com antecedência. Não sei se vale o custo e o conforto, mas deve ser interessante. E andar até a 300 km/h é bem legal.



Para andar de trem existem duas opções: passes de múltiplas viagens (vários dias ou países) e passagens por trecho. Antigamente usamos passes de vários países e dias. Mas deve-se verificar se valem a pena hoje em dia, pois tudo aumentou muito e não está mais valendo a pena. Descobri isso comprando o passe para a Itália 3 dias por um bom valor, mas depois fui fazer as reservas de assento nos trechos (obrigatórias) e descobri que tem uma taxa adicional de 75 euros de conveniência agora. Além de 20 euros por trecho. Estes 75 euros não estavam na minha conta. Por isso que muitas pessoas compram somente os trechos sem o passe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário