terça-feira, 31 de maio de 2011

Paris - Brasserie, Musée D´Orsay, Torre Eiffel, Jantar Francês 2 e passeio de barco

Terça-feira, 31 de maio de 2011.
Não podíamos perder a chance de comer mais alguns croassants antes de sair de Paris. Afinal a viagem em Paris deve ser gastronômica também e depois de alguns dias comendo sanduiches resolvemos aproveitar os últimos dias. Fomos tomar o café da manhã em uma das centenas de brasseries de Paris. Brasseries são os cafés de lá. Pedimos croassants e cafés. Estavam muito bons, mas os melhores que comemos são de uma rede chamada Paul.

Pegamos o metro e fomos para o Museu D´Orsay. Ao sairmos da estação de metro (Solferino se não me engano), nos deparamos com uma boulangerie (doceria e padaria) linda. Não teve jeito.

O macarone (pequeno suspiro colorido) de pistache com amoras era muito bom mesmo. A próxima foto mostra o que são macarones.

Outra coisa que acho fantástico em Paris é que as brasseries, bares e restaurantes mantém cadeiras do lado de fora sempre num mesmo padrão. O padrão parisiense são pequenas mesas redondas e todas as cadeiras viradas para a rua. O problema é que os franceses fumam muito mesmo e se você sentar do lado de fora normalmente vai encontrar algum fumando do seu lado, mas pelo menos agora eles não podem fumar em ambientes fechados mais.

Quando fomos caminhando em direção ao museu vimos que as filas não seriam fáceis. Naquele dia a entrada era grátis, mas a fila estava gigantesca. Esperamos mais de uma hora para entrar no museu. Todos os locais em Paris estão com filas enormes atualmente. Quando fomos em setembro de 2006 tudo estava bem mais tranquilo. Não tiramos fotos no museu porque lá é proibido. Demoramos cerca de 2 horas no museu, pois existem várias salas.

O museu é muito bom. Acho que é um item indispensável na lista dos melhores pontos de Paris. Lá existem muitas obras de Impressionismo e ainda diversos artistas como Monet, Manet, Van Gogh, Degas, Cézanne e Renoir. Na minha opinião, os melhores museus de Paris são o Louvre e o D´Orsay. Aliás, para quem tem interesse em conhecer os jardins de Monet, a visita ao D´Orsay complementa a experiência.

Um fato interessante foi ver uma artista estudante criando um quadro similar a uma obra dentro do museu. Depois compramos alguns impressos na loja do museu para fazermos quadros em nossa casa. Adoramos que os quadros de nossa casa tenham alguma história.

Esta foto é da internet, mas o museu é assim:

Fizemos uma passada rápida pela Galeria Lafayette. Lá é o centro de compras para lojas famosas internacionais de Paris. Existem vários setores (sapatos, bolsas, perfumes, jóias, roupas, maquiagem, etc) e em cada setor diversos lojas como Chloé, Versacci, Hugo Boss, Armani, Prada, Cartier, DKNY, Louis Viton, Gucci, Guess, etc. Lá são dois prédios enormes sendo um gigante para mulher e outro menor para homens, comida e casa. Os preços da europa são muito mais alltos que os estados unidos, mas algumas coisas ficam um pouco mais baratos que no Brasil. No geral, não vale muito a pena comprar lá. Exceto talvez alguns perfumes, maquiagem, óculos e outras poucas coisas. Praticamente não compramos, mas não deixa de ser uma visita interessante.

Aguardamos o chegar o final da tarde para vermos a torre Eiffel na luz do fim de tarde, jantarmos e fazermos o passeio noturno no rio Sena.
Fomos até a estação Trocadero e quando saímos dela vimos muitas pessoas vendendo souvenirs baratos no local, mas a vista estava perfeita da torre.

Fomos jantar em um restaurante perto da torre onde tem um Crême Brûlée muito bom. Este é o melhor que já comi. Mas como aprendi a gostar de escargots, então tive que comer novamente. E desta vez acertei no vinho. Vinho da região de Côte Du Rhone são sempre fantásticos.

Voltamos para a base da torre onde fomos pegar o barco para fazer o passeio noturno de barco.

Fizemos o passeio no Vedettes de Paris, mas pessoalmente gostei mais do passeio de dia. Especialmente porque a noite estava congelante. Mas foi um dia muito especial para nós.