quinta-feira, 9 de junho de 2011

Milão - Santa Ceia, Castelo Sforzesco e ópera no Teatro La Scala

Quinta-feira, 9 de junho de 2011.
Acordamos muito cedo hoje para visitarmos a igreja de Maria della Grazie e vermos a pintura da Santa Ceia de Leonardo da Vinci. Tivemos que comprar uma pequena excursão (tour) para vê-la, pois ela é muito concorrida. Em altas temporadas é impossível ver a obra sem reservas ou tours. Compramos pelo site tickitaly e deu tudo certo. Só encontramos vaga para 8:15 da manhã. Isso porque compramos com quase dois meses de antecedência. Era cedo demais e que sono... Encontramos a nossa guia numa praça perto de uma estação de metro como instruído na compra.
 

 





A igreja é bem simples e pequena e existe um controle enorme para ver a obra. Entramos com um grupo de 25 pessoas numa antesala de vidro com portas automáticas e ficamos trancados esperando a nossa vez. Parecia até um banco. Abriram a porta e entramos na sala que era um refeitório antigamente dos padres. Santas Ceias eram extremamente comuns em refeitórios de paróquias. Esta tinha sido feita por Leonardo com uma técnica inadequada para a durabilidade, mas boa para expressar detalhes. A obra é fantástica mesmo e histórica. Aconselho a quem for visitar a obra que leia um pouco sobre a obra se não souber inglês, pois o proveito da obra é muito maior já que os guias só falam inglês. Ela é uma pintura em uma parede. Valeu muito a pena e acho que uma das três coisas essenciais a serem conhecidas em Milão. As outras duas são as óperas do La Scala e o Duomo. Talvez o estádio do Milan seja legal para quem nunca via um estádio europeu.





Depois fomos ao Castello Sforzesco. Quando chegamos numa fonte na entrada fomos abordados imediatamente por um africano todo empolgado que começou a colocar uma pulseira feia em nosso braço de qualquer jeito. Mesmo dizendo que não queríamos, o disgraçado tava enchendo o saco. Depois queria cobrar 2 euros. Demos 1 euro para ele parar de encher e fomos embora. Estes caras são todos bandidos e chatos. Se forem a Europa fujam destes bandidos malditos.




O castelo é bem grande e realmente tem cara de castelo com muros altos e torres. Existem vários museus dentro dele. Passamos em alguns deles e achamos o museu de móveis bem legal.




 Almoçamos na mesma pizzaria do dia anterior e fomos ao hotel para descansar.
No final do dia chegou a hora de irmos ver uma peça de ópera pela primeira vez na vida. Havíamos comprado bem antecipadamente, pela internet, ingressos para Romeo e Juliette no teatro La Scala. Um dos melhores teatros do mundo. Restavam pouquíssimas cadeiras e conseguimos duas em uma daquelas caixinhas altas laterais. O ingresso era caro e nossos assentos nos permitiam ver 70% do palco. Pelo site do teatro compramos os ingressos e podíamos ver a vista do assento antes de comprar.
Fomos bem arrumados, porque era necessário, e tivemos a sorte de sentar em assentos melhores na primeira hora do espetáculo porque os donos dos assentos atrasaram. Depois voltamos para nossos assentos, mas assistir a uma ópera em italiano com orquestra num dos mais renomados teatros do mundo não tem preço. Rrsrsrsrs.
O teatro é muito bonito e até tomamos uma champagne para relaxar no bar do teatro. Foi a taça de champagne mais cara que já paguei na vida (13 euros), mas valeu a pena. Fazia parte da experiência. Kkkkkkk
O pessoal vai bem vestido. Agora vai a dica da minha esposa linda: as mulheres, de um modo geral, estavam com vestido acima do joelho. Algumas vestiam terninho e outras usavam roupas mais casuais. Enfim, o ambiente é meio misturado, mas a maioria das pessoas vai bem arrumada. Vale a pena dar uma caprichada no visual. Fui com um pretinho básico acima do joelho e um bolerinho de renda, ficou bem apropriado. Resumindo: vestido na altura ou acima do joelho é uma boa opção. Muitos homens estavam de terno e gravata. Alguns vestiam paletó mais moderninho, cores claras, com menos formalidade. O ingresso exigia o uso de gravata, mas nem todos observaram a regra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário