domingo, 12 de junho de 2011

Verona - Castelvecchio, casa de Julieta e Piazza Erbe

Domingo, 12 de maio de 2011.
Mudança de planos. Planejamos muitos dias (4) para Milão, mas achamos que a cidade tem poucas atrações. Exceto pela ópera, pelo Duomo e pela Santa Ceia, achamos a cidade dispensável nos roteiros da Itália. Vá somente se puder ir numa ópera.
Decidimos passar um dia em Verona. Fomos de trem por um custo de 20 euros por trecho por pessoa. Acabamos pegando um ônibus turístico de 18 euros por pessoa para rodar a cidade. As atracões não são muito longe entre si, mas elas são um pouco longe da estação do trem. Como não queríamos cansar muito para viajar no outro dia para Pisa pagamos o passeio. Ir de ônibus de linha, que parecia ser facílimo, devia ser uma ótima opção também. Em um dia pode-se conhecer com calma toda a cidade e adoramos o passeio.


Adoramos Verona. Muito mais aconchegando que a gigante Milão. Fomos ao Castelvecchio, a casa de Julieta (do romance Romeo e Julieta), a arena, a Piazza Erbe e vimos todo o resto do ônibus. Achei a cidade muito legal, muito mais charmosa. Almoçamos tranquilamente em um restaurante bem confortável e gostoso. Coisa que não conseguimos muito nas cidades tumultuadas da Itália.



Um fato bem interessante é que o castelo faz parte da cidade e dos seus moradores. As casas são bem perto do castelo e muitas pessoas usam o castelo como passagem e parque. Achei muito interessante eles poderem usufruir de uma obra tão antiga de forma tão natural e habitual.




 Engraçado que existe uma lenda que pegar no seio direito da estátua de Giulietta trás boa sorte. Então todo mundo fica pegando no peito dela. Comédia.



 Outra coisa interessante da cultura deles é o fato de usarem cadeados para simbolizarem o amor. Italianos penduram cadeados em uma cerca, enquanto as suas chaves são jogados no rio. Este costume é popular em alguns lugares da lugares da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania. E para variar tinha que ter um brasileiro lá, mas especificamente, um baiano.





A arena de Verona foi restaurada e é usada para espetáculos. Logo, ela não é muito bonita por dentro, mas assistir a um espetáculo nela deve ser interessante. As peças Romeo e Julieta e Aida estavam em turnê por esta arena na época que fomos. Nesta foto acima, eles estavam montando ou desmontando o palco de uma destas peças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário