quinta-feira, 2 de junho de 2011

Praga - Castelo de Praga, Rua de Ouro, Catedral de São Vito e Palácio Real

Sexta-feira, 02 de junho de 2011.

Saímos do hotel mais ou menos às 11 horas da manhã. Pra variar, não conseguimos acordar cedo. Pegamos um pequeno guia de bolso da Folha de São Paulo e fizemos nossos passeios com base nele. Pegamos o metrô e fomos para o Castelo de Praga e a Catedral de São Vito. 
Subimos uma escadaria enorme após saírmos da estação, pois não sabíamos que, se fôssemos de bonde, iríamos parar na entrada principal do castelo, caminho menos cansativo. As estações desta linha de metrô são decoradas e achamos o metrô o bem limpo. Muito mais limpo que Paris e um pouco piores que Londres.

O castelo, na verdade, é um complexo de atrações. Lá, vc pode comprar o bilhete que dá acesso a todas elas: Rua de ouro, convento de São Jorge, Basílica de São Jorge, Palácio Real, Galeria de arte, Catedral de São Vito. Os bilhetes são vendidos nas lojas e cafés do castelo. 



Começamos o passeio pela Rua de Ouro. Ela é uma ruazinha estreita com casas com portas minúsculas onde existem algumas lojas e algumas casas demonstrativas de como era a vida antigamente. No inicío da rua existe um pequeno museu com armamentos também.



Depois disso fomos para o Palácio Real. O Palácio não tem cara de palácio por fora, pois parece um prédio mesmo.

Depois disso fomos na catedral de São Vito. Ela é uma igreja interessante, mas achamos que existem igrejas muito mais bonitas. Sentimos que as atrações em Praga ficam meio escondidas. Não existem grandes praças para podermos ver melhor a arquitetura destes grandes prédios.





Como fizemos o caminho inverso ao adequado, voltamos de bonde. É muito difícil saber como andar de bonde, pois nada é muito bem explicado e a língua checa também não ajuda.

Dica:
A linha 22 de bonde é a mais usada para turistas. Você deve comprar os tickets de bonde nas estações de metrô ou em algumas lojas do comércio próximo. Os nomes na frente do bonde e o anúncio de áudio dentro do bonde são todos em checo. Tivemos sorte pois o nosso bonde tinha um placar eletrônico indicando as próximas paradas na parede do bonde. Quando entrar valide o ticket numa máquina amarela dentro do bonde e para descer aperte um botão verde indicando que quer descer na próxima parada. Compre o ticket, pois fomos abordados por um fiscal dentro do bonde que pediu o ticket. Inclusive foi uma situação engraçado, pois chegou um homem mostrando uma coisa parecendo um broche na mão e murmurrou alguma coisa que não entendi. Fiz com a cabeça que não queria. Ele disse depois "ticket please". Aí entendi que era o fiscal, então mostramos o ticket e tudo bem. Eu que não queria comprar aquele broche.... Afinal não era um broche, era somente um distintivo. Rsrsrss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário