sexta-feira, 3 de junho de 2011

Praga - Bairro Judeu, Praça Central, Igreja Tyn, Relógio Astronômico, etc

Sexta-feira, 3 de junho de 2011.
Saímos às 11 da manhã novamente. Turismo nesta época do ano é legal, pois fica claro até mais tarde e conseguimos passear com muita tranquilidade com tudo claro ainda.

Desta vez fomos conhecer o bairro Judeu. Ao sairmos da estação de metro vimos esta placa linda, mas difícil de entender.

A língua checa é bonita de ouvir, pois não parece tão rude na pronúncia como o alemão. Eles usam as letras derivadas do latin, mas usam um acento circunflexo ao contrário em algumas letras. Ainda não descobri para que serve este acento. Engraçado que muitas palavras são semelhantes ao inglês.

Achei todos (homens, mulheres e crianças) muitos bonitos lá em Praga e usam roupas mais do estilo do Brasil. Em Londres, as pessoas são bonitas que em Paris e andam muito bem arrumadas. Em Paris, achei que as pessoas são bonitas, mas andam menos arrumadas. 

As atrações ficam muito próximas umas das outras. Podemos ver ao longe onde estivemos no dia anterior.







Compramos o ticket de estudante (com carteirinha do Brasil) para visitar todas as sinagogas, os museus e o cemitério em um lojinha. Começamos pela Sinagoga Staranová . Ela é bem pequena, mas interessante. Tive que usar até aquele chapéu de judeu.

Depois visitamos todas as outras sinagogas, o museu Judeu e o Cemitério Judeu. Ao entrar em uma lojinha perto da sinagoga mais isolada, que era a última na nossa lista, descobrimos que existe diferença no valor do ingresso que pagamos. O ingresso não é tabelado. Não pudemos tirar fotos nas sinagogas.
Nas ruas próximas ao bairro judeu existem lojas de grife e alguns bons cafés. Tinha até uma boutique Nespresso.

Tomamos uma Staropramen. Gostei desta cerveja.

Esta é a Sinagoga Espanhola. Gostei muito desta sinagoga e do museu judáico. Todas as sinagogas são bem diferentes. Elas possuem decorações em estilos bem diversos e algumas são muito simples.
Outra coisa interessante é a beleza dos prédios em Praga e, novamente, a limpeza das ruas de Praga. Praticamente não encontrávamos lixo no chão. O único problema que  notamos são alguns prédios mais velhos e alguma pixação nas paredes.  Cada cidade que passamos era diferente neste aspecto. Londres era impecavelmente limpa, mesma não se encontrando muitas lixeiras nas ruas. Paris, atualmente, está muito suja e mal cuidada. Praga com prédios bem decorados e com ruas muito bem limpas e apenas algumas residências velhas e pixações.

Deve ser muito legal passear de Segway assim. Infelizmente, o preço era muito salgado e era apenas um city tour para ver as atrações por fora. Em Praga eles exploram o turismo de todas as formas. Meios de transporte para passeios envolvem bondes, ônibus turísticos, Segway, caminhadas guiadas, carruagens e carros antigos. Os preços para as coisas turísticas (transportes bonitos e atrações) são bem caras em Praga.

Depois de ver o Bairro Judeu, fomos caminhando mesmo até Igreja Tyn. A igreja fica junto a uma praça com outras atrações.Gostamos muito desta igreja de estilo barroco. Ela impressiona por dentro.


Vimos a Prefeitura da Cidade Velha e Relógio Astronômico. Estávamos com muita preguiça de subir a torre do relógio, mas quando fomos ver como funcionava descobrimos que esta tinha elevador. Neste caso, subimos na torre e tivemos a impressão de como é a cidade nesta torre que realmente é bem alta para a cidade. O mirante da torre é muito apertado e de hora em hora tem um corneteiro trajado que toca logo após a exibição do relógio. O Relógio Astronômico da torre faz uma demonstração a cada hora e na frente do relógio fica uma multidão de turistas para ver o showzinho dele. Turista é bicho bobo mesmo. Rsrsrssrs... Mas como éramos turistas esperamos também.

Para variar sempre tem uns noivos nestes lugares.

Terminamos o dia exaustos. Exageramos neste passeio e para fechar o dia... Cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário