terça-feira, 14 de junho de 2011

Roma - Coliseu, Fórum Romano e Palatino

Terça-feira, 14 de junho de 2011.
Para variar não acordamos muito cedo. Afinal de contas estávamos de férias e era verão na Europa. Fomos de metrô ao Coliseu. Achei Roma extremamente tumultuada, desorganizada e mal cuidada em relação aos outros países da Europa que conhecemos. As estações de metrô estavam bem feias com obras mal feitas e muitas pichações. As ruas de Roma são muito estreitas e assim fica bem difícil para o turista se movimentar pela cidade. A estação do Coliseu é em frente ao Coliseu, mas muitas estações ficam longe das atrações e achei que não tem muito transporte público fácil de usar. Muitas atrações acabam sendo alcançadas à pé mesmo. Isso cansa muito, mas a cidade tem pontos históricos interessantes. Achei também que os pontos turísticos são muito mal organizados e mal identificados. Não vimos muitas placas indicando o que fazer e as filas são monstruosas por falta de organização dos lugares. Milão, Pisa, Veneza e Verona são muito mais organizadas e limpas. Roma é uma bagunça que deviam arrumar, mas no final das contas é um ponto importante de visita na Itália. Compramos um guia de Roma em português numa banca em frente à estação de metrô. Essa foi a salvação, pois os áudios guias enrolam muito e não contam nada de interessante.







As filas para entrar no Coliseu e nas atrações turísticas de Roma são enormes. A cidade realmente é muito cheia de turistas. Para quem vai visitar muitas atrações compensa comprar uma passe que vale para 2 ou 3 dias. O passe evita muitas filas de compra de ingresso.
O Coliseu é bem imponente e muito bonito por fora, mas por dentro não impressiona tanto. Pagamos pelo áudio-guia que não ajudou em nada. Quem assistiu ao filme Gladiador, vai aproveitar mais e se verá imerso numa arena de verdade.
Depois do Coliseu fomos almoçar e conhecer o Palatino e o Fórum Romano que ficam ao lado do Colisseu. O Palatino é um monte com algumas ruínas antigas e o Fórum Romano era o centro administrativo de Roma. Ambos estão bem destruídos, assim como o interior do Colisseu. É um passeio histórico mesmo.
Ficamos bem confusos, pois não tinham placas indicando onde ficavam as bilheterias e entradas e por onde devíamos começar. Depois de caminhar bastante descobrimos que começava perto do Palatino.







Estávamos animados para andar e acabamos chegando no Monumento Vittorio Emanuelle II, mas só dava para ver por fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário