quarta-feira, 15 de junho de 2011

Roma - Vaticano, Basílica de São Pedro, Museu do Vaticano e Capela Sistina

Quarta-feira, 15 de junho de 2011.
Conversamos com um turista americano no dia anterior e ele nos aconselhou que comprássemos os ingressos para ver a Capela Sistina pela internet. Ele disse que mesmo tendo o ingresso comprado antecipadamente a fila já era bem grande. Resolvemos comprar os ingressos no site do Vaticano e fomos de manhã. http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do 
A Capela Sistina fica dentro do Museu do Vaticano. O museu do Vaticano fica perto da praça de São Pedro e da Igreja de São Pedro. Como o horário marcado era 11 da manhã, paramos ns estação Ottaviano cerca de 10 da manhã e fomos ver a praça de São Pedro primeiro. Chegando lá descobrimos que estava tendo uma missa com o Papa Bento XVI naquela hora. A praça estava muito cheia e a missa já tinha começado. Tivemos que passar por um detector de metais parecido com o de aeroporto e entramos na praça. Eles colocam centenas de cadeiras e muitas pessoas tinham uns convites que davam acesso a estas cadeiras. Eles distribuem os convites mais cedo. O sol estava muito forte e o setor de cadeiras estava bem cheio. Vimos de longe e até chegamos a entrar no setor de cadeiras na cara de pau, pois eles não estavam tão exigentes com os convites pois já devia estar no meio da missa.
A roupa da guarda do Vaticano é bem interessante. Ela é bem colorida e aparenta ser como uma roupa de palhaço da corte de antigamente. A missa é bem interessante, pois várias grupos se apresentam para o Papa. Um padre informa ao Papa quais caravanas estão presentes para uma determinada língua. Enquanto as caravanas estão sendo anunciadas o pessoal grita parecendo uma formatura . O Papa é muito simpático e acena para a caravana anunciada. O Papa faz um discurso rápido na língua anunciada. Ele fala várias línguas. Não assistimos a missa toda, pois tínhamos que ir ver a Capela Sistina. Mas conseguimos ver a hora em que ele falou em Português. Tinha vários grupos de peregrinos de igrejas do Brasil.





Caminhamos um pouco até chegar no museu do Vaticano. Realmente tinha uma fila enorme, mas passamos direto com o nosso ingresso comprado antes. Visitamos algumas alas do museu e depois fomos ver a Capela Sistina. O passeio no museu é bem longo até chegar na capela. O museu é muito cheio e quanto mais nos aproximávamos da Capela, mais ficava cheio.








Na Capela Sistina é expressamente proibido filmar ou fotografar. Vários funcionários ficam informando que tirar fotos é proibido e ficam pedindo silêncio também. A Capela fica muito cheia e realmente precisam pedir silêncio, senão o barulho fica insuportável e não podemos apreciar a Capela. Ficamos um tempão apreciando a obra de Michelangelo. Ele é uma das coisas mais bonitas que vi na minha vida. Realmente é imperdível mesmo. O realismo e o tamanho da obra são fantásticos.

Fomos almoçar e depois voltamos para visitar a Basílica de São Pedro. Ela é a maior igreja do mundo. Realmente ela é muito gigante e imponente. A igreja Católica realmente tem ou teve muito poder. Ela é toda decorada em mármore. Existem apenas algumas pinturas em partes do teto. Mas tudo é muito bonito por dentro. Lá dentro do lado direito existe a Pietá de Michelangelo e o túmulo do Papa João Paulo II que foi beatificado. Neste dia, não sabíamos que o túmulo do Papa estava lá, pois o nosso guia estava desatualizado e acabamos nem encontrando o túmulo. O guia dizia que estava no mausoléu, mas depois descobrimos que após a sua beatificação o tumulo havia sido trazido para dentro da Basílica. Visitamos novamente a Basílica no último dia da viagem e vimos local onde ele está enterrado.







O legado o Papa João Paulo II ainda é muito forte la. Existem muitas homenagens e coisas a serem vendidas nas lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário