quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pompéia

Quinta-feira, 16 de junho de 2011.
Visita à Pompéia estava agendada para este dia. Madrugamos neste dia, pois planejamos conhecer Pompéia e voltar no mesmo dia.

Compramos o passe de trem italiano para podermos fazer várias viagens pela Itália, pois gostamos da facilidade e agilidade de viajar de trem. Visitamos 5 cidades com o passe de trem.

Seguimos parte do roteiro do passeio bate-e-volta do site http://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/, mas não conseguimos ver o museu em Nápoles pois demoramos muito em Pompéia. Acho que a ida ao museu deveria ter sido muito boa e que vale a pena andar menos em Pompéia e tentar chegar no museu em Nápoles.

De qualquer forma adorei visitar uma cidade antiga atingida por um vulcão. O Vesúvio é conhecido pela erupção em 79 d.C., que resultou na destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano. A localização das cidades foi eventualmente esquecida, até serem acidentalmente redescobertas. No início do século XVI, o arquiteto italiano Domenico Fontana, encarregado de cavar um túnel sob a montanha La Civita, que trouxesse água do rio Sarno para a cidade de Torre Annunziata, descobriu as ruínas de uma antiga cidade. As ruínas estavam recobertas por vários metros de depósitos vulcânicos.

As escavações arqueológicas de Pompéia permitiram que se reconstituísse com bastante precisão a vida na antiguidade romana a partir do plano da cidade, das casas, dos objetos de uso cotidiano, das obras de arte.
As pedras, chamadas lapíli (do italiano lapilli, pedrinhas), que a cratera expelia, alcançavam quilômetros de altura e algumas tinham espessura de 8 metros. Normalmente, os lapíli são do tamanho de uma avelã. Quem conseguiu sobreviver às pedradas acabou morrendo por asfixia: o Vesúvio soltava um gás altamente tóxico e letal. No dia 27, as cidades estavam sepultadas debaixo das cinzas e pedras.

Muitos objetos e corpos foram encontrados e levados ao museu de Nápoles. Pompéia também ficou famosa pelas achados eróticos na cidade. Pelo que entendi a cidade era ponto de parada de muitos viajantes e assim haviam muitos prostíbulos, tavernas e casas de banho. A maioria do material encontrado deve estar no museu. A cidade com suas ruas e casas estão em Pompéia. As ruas estão muito preservadas e temos a exata impressão de como devia ser a cidade e como eles eram organizados nesta época. Haviam casas, ruas, calçadas, assentos públicos e monumentos totalmente preservados. Muito interessante. Achei muito legal ver
um forno de uma padaria de 79 dC que é muito parecida com os nossos fornos de pizza caseiro.

Aconselho levar uma sombrinha, pois o sol lá é bem bravo e cansa muito andar lá.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário